segunda-feira, 21 de março de 2011

Festa estimula divulgação de sementes de milho plantadas no RS

Há grãos de todas as cores, desde os tradicionais até colorido e o preto.
Atrações artísticas e feiras de artesanato fazem parte do evento em Ibarama.

A festa do milho crioulo tornou especial o fim de semana em Ibarama, na região central do Rio Grande do Sul. O evento foi criado para estimular o resgate, a preservação e a divulgação da diversidade das sementes plantadas no município.
A cada dois anos, o município de Ibarama recebe milhares de pessoas na festa do milho crioulo. São três dias para confraternizar com atrações artísticas e musicais, feiras de artesanato e exposição de produtos da colônia.
Uma das sensações da festa são as variedades de milho e outros alimentos. Há grãos de todas as cores, desde os tradicionais amarelos e laranjas até roxo, colorido e o preto, muito utilizado em outros países para a fabricação de sucos.
Para manter a tradição do milho crioulo Ibarama criou um grupo chamado Guardiões das Sementes Crioulas. Mais de 30 homens e mulheres são responsáveis por conservar as raízes da agricultura e o cultivo das sementes consideradas puras.
“Os cruzamentos entre variedades de milho é muito fácil porque ele tem a flor feminina e masculina. Ele cruza muito fácil entre uma variedade e outra. Cada guardião é responsável por manter as variedades para que mantenham as características originais”, explicou Mário Raminelli, presidente dos Guardiões das Sementes Crioulas.
Além da plantação de mais de 12 variedades de milho e outros alimentos crioulos, o artesanato com a utilização da palha e do grão da planta foi outra maneira encontrada pelas mulheres de Ibarama para manter viva esta tradição.
Os agricultores de Ibarama fazem a preservação das variedades crioulas desde 1998. Esta foi a terceira edição da festa.

Do Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário