quarta-feira, 16 de março de 2011

EUA enviam ao Japão bombas de água e reposicionam seus navios

Os Estados Unidos doarão bombas de água de alta pressão às autoridades japonesas para irrigar os reatores da central nuclear de Fukushima, anunciou nesta quarta-feira o exército americano.
Uma quantidade não detalhada de bombas de alta pressão, que foram entregues durante a noite de terça-feira na base americana de Yokosuka, na baía de Tóquio, serão enviadas à base americana de Yokota, oeste da capital, onde serão repassadas às autoridades japonesas, anunciou o comando americano no Pacífico em um comunicado.
O Pentágono limitou-se por ora a proporcionar apoio logístico para paliar a situação na usina nuclear de Fukushima. Repassou no início da semana dois caminhões-cisternas às autoridades japonesas para combater um incêndio no reator 4.
Os Estados Unidos, que têm posicionado no Japão um contingente de 38.000 soldados e 11.000 a bordo de navios militares, possuem atualmente oito navios na zona, dos quais um é o porta-aviões Ronald Reagan, a leste da ilha de Honshu, a principal do arquipélago.
As emanações radioativas da usina de Fukushima levaram os navios americanos a serem reposicionados. Seus helicópteros entregaram até o momento 33 toneladas de alimentos, água, leite, roupa, cobertores e medicamentos às vítimas do terremoto e do tsunami, segundo o exército americano.
Outros três navios americanos, entre eles o navio de assalto anfíbio Essex, um porta-helicópteros, transportam 2.200 marines e seguem rumo ao Japão.

Noticia do Yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário